9º Encontro Nacional do Fórum C&T

 

No próximo dia 9 de Maio de 2015 o Fórum Cidadania e Território (C&T) realiza mais um Encontro,  no Algarve em S. Brás de Alportel , nas instalações da IN Loco.

 

O próximo Encontro nacional, centra-se no tema “Territórios de Baixa Densidade” não só pela importância do tema no quadro das preocupações políticas e sociais  nacionais mas, também pelo posicionamento do Fórum Cidadania & Território,  relativamente à construção de processos localmente enraizados e influenciados pela participação democrática  dos atores locais,  valorizando  o caráter integrado, intersectorial, inclusivo e colaborativo  que os processos locais de desenvolvimento dos territorios devem incorporar.

 

Assim, durante a manhã a reunião de trabalho  centra-se na partilha e tomada de decisão sobre estratégias futuras, reflete-se a participação do C&T em projetos e eventos, a reorganização de grupos de trabalho, a admissão de novos elementos, entre outros assuntos. Já durante a tarde o Fòrum centra-se na Oficina temática “Territórios de baixa densidade” seguindo uma abordagem de   “Mesa Redonda de Prós e Contras”, contamos com a participação de especialistas como, João Ferrão, Nélson Dias, António Covas, Jorge Miranda, Helder Guerreiro  e Marco Domingues.

 

O programa mais detalhado, está disponivel aqui. A participação na oficina temática é aberta a todos, assim, caso queira participar, convidamos a inscreverem-se para cidadaniaeterritorio@gmail.com.
Conferências de Aljustrel

 

O debate sobre o futuro dos territórios regressa a Aljustrel em Maio de 2015. Tal como assumido no rescaldo do êxito da edição de 2014, em 2015, as Conferências de Aljustrel têm lugar no próximo dia 15 de Maio.

Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Aljustrel com o apoio da ESDIME, mantém o lema de enquadramento – Cidadania, Inovação & Território. A edição de 2015 terá como tema central “Da construção de Territórios Atrativos nas Baixas Densidades”, tendo presente que a persistência das “sangrias demográficas” no País e, muito particularmente, nos territórios de baixa densidade, concentrados no “interior”, exige uma profunda reflexão e perspetivação de estratégias e processos que contribuam para a fixação e atração de pessoas e empreendimentos na globalidade do território nacional.

Apesar destas problemáticas, há muito reconhecidas como fundamentais e com experiências desenvolvidas em diferenciados territórios nas últimas décadas, persistem equívocos, ineficácias e claras dúvidas sobre intervenções que, de forma contínua, consigam, de facto, inverter a realidade. As Conferências de Aljustrel, participadas por conferencistas de reconhecidos méritos, no campo da ação e da reflexão, voltam a colocar estas matérias nas agendas públicas, políticas e mediáticas. 

A edição de 2015 vai decorrer num dia e vai ser composta por dois painéis:

 

» A “Memória” nas Estratégias Territoriais Atrativas – Que Marketing Territorial?

» Contributos da Diáspora - Migrantes Internacionais & Desenvolvimento Local.

 

A edição deste ano é organizada sobre a égide do recém-criado “Conselho Científico & Cooperação”, com funções de colaboração nas diversas fases da preparação e realização das conferências. A composição do conselho assenta em personalidades dos meios académico, cientifico, associativo e institucional que colaboraram na edição de 2014, tais como Ana Benavente, Ana Paula Figueira, Artur Rosa Pires, João Ferrão, Jorge Malheiros, Jorge Wemans, entre outros. A EdC do Fórum Cidadania & Território está também representada no CC&C.

 

Mais informações em www.conferenciasdealjustrel.com

 
7º Encontro Nacional do Fórum C&T

7º Encontro Nacional teve lugar a 18 de Outubro de 2014 (UTAD, Vila Real)

 

Este encontro possibilitou um conjunto de reflexões sobre o futuro do Fórum. Foi ainda definida a nova EdC. Foi organizada uma oficina na temática dos Circuitos Curtos e TTIP. A documentação está disponível da secção "Recursos".

Fórum C&T produz documento de recomendações políticas

17 de Junho, 2013

 

O "Território no Centro das Políticas de Desenvolvimento e de Coesão" é o nome do documento produzido pelo Fórum Cidadania &
Território.

Esse parte da constatação de que vivemos um período chave para a definição de opções quanto ao modelo a adotar em

Portugal no próximo ciclo de programação de fundos comunitários (2014-2020),
nomeadamente no âmbito das políticas de desenvolvimento e de coesão, e que a sociedade civil se deve envolver activamente nesse processo. 

O referido documento constitui um primeiro contributo do Fórum C&T para o debate que se considera indispensável na sociedade portuguesa.

NOTÍCIAS

Folha Informativa

 

Setembro 2013
 

Folha Informativa nº 2

Fevereiro 2014
 

Folha Informativa nº 3